domingo, 2 de janeiro de 2011

ARTIGO DO AUGUSTO ACIOLI

"MESTRE JAIME ARÔXA"
.
Mencionar alguém por esta forma é traduzir em uma só palavra o reconhecimento pelo saber, justamente, na terra tupiniquim, cenário em que o segmento educação não possui recursos técnicos até mesmo para realizar, com sucesso, um simples exame nacional de avaliação do ensino médio.

Afinal, quem são esses verdadeiros mecenas da didática que de sol a sol, todos os dias da semana, disponibilizam uma trajetória de saber acumulada ao longo de décadas para atentos discípulos que, com muito entusiasmo, procuram guardar todas as linhas e entrelinhas do que lhes é ministrado?

.
Conheci Jaime Arôxa no ano de 2007 quando minha esposa e eu decidimos homenagear os convidados de nossa festa celebrando "Bodas de Cristal", com a apresentação de um tango dançado por nós. Não possuíamos qualquer conhecimento daquela manifestação artística. Após colocá-lo a par do inusitado desafio, ouvi a seguinte pergunta: de quanto tempo dispomos? respondi, duas semanas. Ele, com a simplicidade que lhe é peculiar, finalizou: preparem-se, pois você e sua esposa terão uma performance que rivalizará com a famosa cena de Al Pacino no filme "Perfume de Mulher".

.

A música escolhida "Por una cabeza" estimulou o crescer da emoção que então dividíamos.

.

Nosso espanto e incredulidade era amparado por uma paciente e mágica didática que dividia os passos treinados, em partes que se juntavam alguns ensaios após.
.
Enfim chegou o grande momento e a cortina subiu para uma noite inesquecível. Os presentes ao evento emocionados com o que haviam acabado de assistir, sem edição ou cortes, dentro da leitura de "quem sabe faz ao vivo" exclamavam: como vocês guardaram esse segredo tanto tempo?
.
E nós, apontando o Mestre, sabidamente, o melhor educador de dança de salão, no Brasil, respondíamos:
.
"Fomos os braços, as pernas e a mente de um ser privilegiado que escolheu a arte como sua forma de educar pessoas, qualificar profissionais e distribuir felicidade".
.
O clipe que ora disponibilizo, por arquivo, foi produzido no dia 14/12/2010, às 22h00, durante a demonstração prática de passos ensinados, momentos antes, aos alunos da turma de tango que se reúne às terças e quintas-feiras, às 21h30, na Escola de Dança Jaime Arôxa - EDJA, sita à Rua São Clemente 41, Bairro Botafogo, Rio de Janeiro, RJ., Cep. 22.260-001, Tel. 55 21 3563-4695.
.
Obrigado, Mestre Jaime Arôxa, pelo empenho diário que você e seus competentes seguidores emprestam ao saber artístico no Brasil.

Autor: Augusto Acioli de Oliveira
augao148@gmail.com

4 comentários: