segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CONTOS DO MUNIR 98



FRAGMENTOS
.
Uma casa antiga na Tijuca dois andares: o de baixo eram três porões, dois grandões e um pequeno, que chamávamos de porãozinho. Os grandes, bastante arejados com amplas janelas, eram dos irmãos mais velhos, o menor, com duas grades ao nível da calçada, pertencia à irmã, os irmãos mais novos tinham que pedir licença para brincar neles.
.
Lourdes era a “secretária” da casa, naquele tempo se usava empregada mesmo. Mulata inzoneira, verdadeira Venus calipígia* marrom, tomava seu banho de cuia, dentro de uma bacia em um dos porões. Era a hora em que nós, moleques adolescentes, íamos espiar pelo buraco da fechadura em rodízio cutucado.
.
Um dos porões foi certa vez cedido a uma tia, que viajara, para guardar seus móveis: armários enormes, um piano de cauda e outros móveis ocuparam todo o espaço, transformando-se em um labirinto ideal para a antiga brincadeira de esconde- esconde.
.
O pai, libanês, que gostava de um arroz com borrachos*, prato típico oriental, transformou, por um tempo, um dos porões em carpintaria e construiu lá um enorme pombal, mais tarde fincado no quintal. Lá já existia um galinheiro, uma gaiola grande para criar coelhos , um cercado para cabritos, tudo feito por ele.
.
Não pintava nada, e quando perguntado por que, dizia que era provisório.
.
O porão, às vezes, se transformava em hospital onde nós, meninos, brincávamos de médicos com as meninas.
.
Outras vezes, eram arenas de Box e Luta Livre.
.
O quintal tinha árvores frutíferas, figueiras de figos brancos e roxos, as frutas protegidas dos passarinhos por saquinhos de papel, o plástico, hoje condenado, apareceu depois.
.
O pé de cajá-manga ficava no quintal do vizinho, o que não impedia que dele usufruíssemos.
.
Existiam ainda cinco amoreiras , as frutinhas, quando roxinhas comidas ou transformadas em licor.
.
Na amoreira mais alta, um irmão enforcou nela a boneca da irmã, injustamente foi outro, usual praticante desse tipo de brincadeira, mas não desta vez, que levou a culpa e a surra de cinto.
.
Todos sabedores da surra, vestíamos umas três ou quatro calças para amortecer as cintadas.
.
Como a casa ficava na Tijuca, com automóveis poucos e só importados o jogo de bola era na rua mesmo.
.
Havia também um campo de futebol, na subida para o Salgueiro.
.
O morro em frente, Turano, tinha dono , não havia favela nem traficantes, as moças que moravam na casa no alto do monte , desciam e subiam diariamente nas indas e vindas do colégio.
.
O porão ainda servia como sala de estudo. Lá estudaram com um dos irmãos, futuros engenheiros, um deles chegou a presidir o Clube de Engenharia, outro foi Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.
.
Mais tarde, também foi usado por um dos irmãos que, expulso com sua turma, da Escola Naval, para tristeza de seus pais, ali se refugiou para estudar para o vestibular de Engenharia.
.
Concedida a anistia, formou-se Guarda-Marinha e orgulho de seu pai.
.
Um dos irmãos ficou doente e ficou lá isolado até se recuperar, acreditava-se que ele estava com tifo.
.
O vizinho era português e, como nós, uma grande família, um tio avô morava com eles.  Ficávamos espantados e nos divertíamos, ao vê-lo arrancar com um alicate de bombeiro os poucos cabelos brancos que iam aparecendo.
.
A casa, alugada, não se conhecia inflação, mas a especulação imobiliária já aparecia, acabou sendo vendida.
.
Felizmente, o pai enriqueceu e comprou outra, um pouco adiante na mesma rua, mais moderna, também de dois andares, mas sem o encanto e a magia dos porões.
*calipígia----de nádegas formosas
*borrachos----além de bêbados, filhotes de pombos
Autor: Munir Alzuguir
E-Mail:alzumunir@gmail.com

Um comentário:

  1. não sei explicar qual a magia dos porões. Creio que parte dela fica no imaginário das crianças. Eu também tive dois porões na minha vida...

    ResponderExcluir