quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CONTOS DO MUNIR 004/2013



UM RICARDÃO 
DIFERENTE
 Mesa do café da Padaria Rio Lisboa:
.
Julio, hoje, completa setenta e oito anos. Depois de aberto o champanhe e acender a vela de aniversário, nos participou:
.
- Acabei o meu romance, foram vinte anos de namoro. Fiz um acordo. Disse a minha namorada que estava ficando idoso, iria sair do Rio. Deixei o apartamento, nosso ninho de amor, para ela, mais três salários mínimos mensais,além de uma conta na Poupança que ela só poderá movimentar daqui a três anos.
.
Ela chorou muito, que só o que interessava era o meu amor, mas acabou concordando, só perguntou se poderia voltar para o Nabucodonosor, seu ainda marido. Fiquei meio sentido a princípio e, refletindo, pensei que era melhor solução.
.
O pai de Julio era farmacêutico no interior de Goiás, desejoso que o filho continuasse no ramo, enviou dinheiro para que abrisse uma farmácia em Copacabana. Julio odiava esse comércio, a lembrança que tinha, era de seu tempo de menino, quando sua mãe lhe dava óleo de rícino e de fígado de bacalhau. Nunca faltavam, trazidos da loja do pai.
.
Abriu uma casa lotérica. Apareceu Iracema, cor de doce de leite feito em casa, passando um pouco do ponto. Estava grávida. Julio, homem de bom coração, deu-lhe emprego. Ainda hoje duvida se já não se sentira seduzido pela linda morena, que mais tarde demonstraria sua gratidão pelo patrão.
.
O marido de Iracema, dono de um quiosque no Arpoador, Nabucodonosor, sempre com a barba por fazer. Nós o conhecíamos com seu constante mau humor, o pouco caso com que tratava seus fregueses e a falta de cuidado com a limpeza. Frequentamos o Arpoador há mais de uma década, nunca víramos um sorriso no seu rosto
.
Julio enriquecera por seu próprio trabalho, por sua visão de empreendedor, comprara, há alguns anos atrás, casas velhas na zona portuária, revendera por uma fortuna. Além do mais casara com a filha do dono da maior Seguradora do Rio de Janeiro.
.
 diferença de idade entre Julio e sua ex-namorada é de trinta anos; o quiosqueiro, hoje, está com cinquenta e poucos.
.
Julio, vaidoso, sempre se dedicou aos esportes, cuida bem de sua saúde e de seu físico. De vez em quando, some, quando reaparece, aparenta ser mais jovem e mais elegante.
.
Fazendo as contas, Iracema deve estar hoje com quarenta e poucos anos. Julio diz que dava conta, mesmo sem remedinhos, com sua namorada não precisava.
.
Julio cumprindo o prometido, viajara. Dois meses se passaram, mesmo, às vezes irreverente, e outras agressivo, sentíamos sua falta.
.
Mas...alguma coisa mudara no quiosque, ou melhor, no quiosque e no quiosqueiro.
.
Nabucodonosor tornou-se um homem sorridente, a barba sempre aparada, gentil, o avental branco impecável, o quiosque pintado de branco e azul, mesas e cadeiras limpíssimas.
.
E assim ficamos conhecendo Iracema.
Autor:MunirAlzuguir
E-Mail:alzumunir@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário