segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CONTOS DO MUNIR 005/2013

OS BRIGÕES
.
Cenário: Padaria Rio Lisboa Leblon, manhã de um dia da semana.
.
Personagens em ordem aleatória:
.
Youssef Rami: O sábio oriental, pacificador, não sabe quantas lojas tem, nem onde estão, mas sabe todos os aluguéis.
.
Veio do Libano, sociedade com irmãos, nunca assinaram contratos mútuos, tudo na base do fio de barba e deu certo até se aposentarem. Quando houve a repartição, o irmão mais velho convidou os outros e abriu um cofre abarrotado de dólares.
.
Youssef não conta dinheiro e nem recebe cheque, é tudo na base do peso: um quilo de notas de cem, ou trezentos gramas de notas de cinquenta reais.
.
Júlio Ramos: Milionário, desportista, retificado, só usa roupas de grife e tem pavor de envelhecer. Anda de Ipanema ao Leblon se pendurando nos aparelhos de ginástica. Briguento no jogo de vôlei do Baixo Vovô. Fica P... da vida com um companheiro do vôlei, que diz: Levanta pra apanhar. De vez em quando desaparece e volta com chocolates suíços, ou doces caseiros de mamão ou abóbora.
.
Odair Junior: Ex-jogador, agora Diácono, Tinha uma grande empresa, deixou dois terços em Las Vegas. Tem um rosto normalmente simpático e as carolas param para dar beijinhos. De vez em quando, amarra a cara. Às vezes, toma o cafezinho no balcão, diz que está com pressa.
.
Mauro Expedito: Médico Biologista e Farmacêutico, bigodudo, pavio curto, inventor de um soro anestésico eficiente, de patente negada. Especialista em e-mails XXXXX. Mineirão desconfiado, (ratificando o pleonasmo). Peso pesado, tem um “amigo” dentista no prédio onde mora, teve uma pendenga para mudar as grades de ferro.
.
Alfredo Tani: Engenheiro da Construção Civil, primo de dono de empresas de ônibus. Fala pouco. Gosta de viajar e buchada. Faz sauna e musculação na Academia para poder comer mais. Normalmente, o primeiro a responder questionamentos de conhecimentos gerais. Não sabia que no Zona Sul tinha banheiro e quase fez xixi nas calças.
.
Jean Giordano: Engenheiro especialista em Minas, Águas Profundas e outras profundezas.Também aprecia o feminino, o primeiro a notar as belezas passantes. Fez curso de celular. Desapareceu por uns seis meses, foi trabalhar em uma empresa de petróleo e reformar sua cobertura.
.
Francisco Dias: Advogado, Ex-Delegado, sempre armado com seu trinta e oito. Já usou. Defensor das Forças Armadas. O pai era general e poeta da Velha Guarda. Amigo de Julio, desde a Faculdade. Já caíram em tentação, nos tempos de juventude, para utilizar o escritório, onde são sócios, como garçoniére.
.
Oto Saraiva: Ex-chefe de policia, atualmente ator global. Está agora matriculado em uma faculdade de Artes Cênicas. Deixou de vir, tem aulas pela manhã.Perdeu dez mil dólares em uma viagem de negócios aos Estados Unidos.
.
Omar Conti: Ex-Petrobras, sempre na moita, gosta também de buchada. Às vezes, muda de mesa. Está no terceiro casamento, caminhando para o quarto. Parece ser um danado de um “come quieto”.
.
Walter Santy: Decano e Conselheiro, café na Rio Lisboa e uísque no Azeitona, quase centenário, mas ainda olha as menininhas de shortinho. Faz tudo sozinho e faz também acompanhado. Perito em palavras difíceis.
.
Rildo Malaquias: marinheiro, escritor por tentativas, seu ídolo é o Walter Santy, não bebe uísque, mas gosta dos shortinhos. Viúvo, arranjou uma namorada que ninguém vê. O Walter viu uma vez e gostou. Fez um contrato com Youssef, lhe rendeu um cafezinho e um cartucho de tinta preta, o colorido era mais caro.
.
Esaú Cárdenas, ex-dono de perfumaria, viúvo, aposentou-se vendeu um lindo apartamento por causa de lembranças, comprou um pior e não se acostumou a viver só. Muito boa gente. Ele, Alfredo Tani, Youssef e Rildo Malaquias compõe a turma de Brimos. Falam:-“Onde está minha guarda-chuva?
.
Cena 1
.
Julio, dando um soco na mesa!
-Deixa eu falar: Vocês não sabem M... nenhuma!
.
Mauro Expedito:
-Pera ai!
.
Julio:
-Você é burro!
.
Mauro Expedito pega um copo de água e arremessa na direção de Julio, ao mesmo tempo se levanta da cadeira de forma agressiva.
.
A água espalha-se e acaba molhando o venerando Walter Santy, que corre o risco de pegar um resfriado.
.
O resto da turma, liderados por Youssef, acalma os ânimos.
.
Mauro Expedito afasta-se, procura outra mesa e acaba integrando outra tribo.
.
Cena 2
.
Odair cumprimentando Rildo:
-Bom dia Hermenegildo!
.
Rildo mudo.
-Bom dia Agildo!
.
Rildo mudo.
-Bom dia Fildo!
.
Rildo continua mudo.
.
A mesa olhando a cena. Odair rindo e insistindo:
-Bom dia Guildo!
.
Rildo diz:
-O Guildo mandou um recadinho pra você, quatro singelas palavrinhas:
V...T...N...C...
.
Odair fica ruborizado com a ofensa.
.
Rildo sente que foi longe demais. Arrependido, escreve um bilhete de desculpas e vai procurar Odair, à tarde, na Igreja. Não o encontra. Vai dormir atormentado. Na manhã seguinte põe o bilhete junto com um terço e o entrega a Odair na frente do grupo. A Paz é restaurada.
.
...Continua com os BRIGÔES do Arpoador.
Autor: Munir Alzuguir
E-Mail:alzumunir@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário