quinta-feira, 18 de abril de 2013

ARTIGO DO MUNIR - 3



CRÔNICAS E CONSEQUENCIAS 3
Liberdade com Responsabilidade
Os valores que nós adultos acreditamos, sem discutir, os jovens só aceitam, depois de questioná-los. Certos valores nunca deixarão de existir – aqueles que têm sentido humano e universal.
Henriette Amado
.
Henriette Amado era em 1970 a diretora do Colégio Estadual André Maurois. A escola se localizava no Leblon, lá estudavam os dois adolescentes que viajaram no submarino,daí a liberdade dos cabelos compridos.
.
Em 21 de junho de 1970, à época em que Carlinhos de Oliveira escrevia suas crônicas, o Brasil venceria a Itália em memorável partida de futebol pelo campeonato mundial.
.
O ano de 1970 foi um ano de sucesso -a economia vivia o “Milagre Econômico”.O PIB crescia a mais de 11%, inflação estável.
O Brasil conquistara o tricampeonato, transmitido pela primeira vez pela televisão.
.
O General Presidente, Emílio Garrastazu Médici, um ardoroso fã do futebol, ergueria ele próprio a taça de ouro Jules Rimet.
.
Transamazônica, ponte Rio-Niteroi, hidroelétrica de Itaipu e Angra 1,planta nuclear, são obras desse tempo.
.
Mas, nem tudo eram flores, no ano anterior o embaixador americano fora sequestrado e mais tarde trocado por quinze presos políticos, o governo militar endurecia a perseguição aos contrários ao regime.
.
Carlinhos de Oliveira foi duramente criticado por seus companheiros, acusado de simpatia com os milicos. Verdade que o Presidente Médici era ovacionado nos estádios.
.
Eram dois réus em julgamento, Carlinhos por seus amigos jornalistas, e o comandante do submarino, por seus superiores; convidara um subversivo e um espanhol para viajar em uma belonave. A preocupação maior era do militar que sentia sua carreira ameaçada.
.
Então, as cartas começaram a chegar, endereçadas à Força de Submarinos, à Esquadra Brasileira e ao submarino Bahia, algumas pessoais ao comandante.
.
O Jornal do Brasil era lido em todo o território nacional. Muitas cartas revelavam desconhecer que a Nação Brasileira possuía submarinos. Prefeitos de cidades litorâneas ofereciam as chaves da cidade ao Bahia.
.
A terceira crônica já mudara o pensamento do Almirante Chefe da Esquadra, ele próprio um submarinista.
Segue abaixo a Terceira crônica:


Publicada no dia primeiro de Julho de 1970 Quarta-Feira

Jornal do Brasil Caderno B
Autor: Munir Alzuguir
E-Mail:alzumunir@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário