quarta-feira, 30 de março de 2016

CONTOS DO MUNIR 005/2016



CONSULTA MÉDICA
.
Leandro era engenheiro eletricista, e diretor de uma grande multinacional de energia. Beirando os seus quarenta, era dado a exercícios físicos, e às vezes exagerava. Acabou contraindo uma hérnia inguinal, de vez em quando a virilha esquerda doía, mas ele não ligava, pois se achava imune a qualquer tipo de doença.
.
Um dia notou um pequeno inchaço no local. A sua empresa dispunha de um excelente apoio médico, e quem o chefiava era, por acaso, cirurgião especializado em hérnia.
.
Na consulta feita pelo engenheiro o doutor recomendou que ele se submetesse a operação. Nosso diretor jamais estivera em um hospital, isso o apavorava. Resolveu consultar outro especialista, recebeu desiludido o mesmo diagnóstico e mais: o alerta de que a situação poderia piorar, a cirurgia ficaria complicada.
.
Não satisfeito, e como tinha plano de saúde entrou no livrinho de médicos procurando um nas proximidades de sua residência. Encontrou o nome de Jaci Maranhão. Ligou, a atendente informou a data e hora da visita. Ansioso, cheio de esperança chegou mais cedo. A mesma secretária do telefone, sabendo do motivo da consulta, solicitou que ele entrasse em um pequeno recinto e se despisse, logo seria examinado. Completamente nu avisou que estava pronto. A porta do cubículo se abriu e entra uma senhora de branco, ainda jovem e bonita. A reação imediata de Leandro foi cobrir-se com as mãos.
.
A médica:
-Boa tarde. Sou a Dra Jaci, e, por favor, deixe-me examiná-lo. Sou casada, mãe de três meninos, sou cirurgiã, opero na especialidade com sucesso há mais de dez anos.
.
Ainda hesitante o empresário se deixou examinar.
.
A Dra pediu que ele se vestisse e fosse à sua sala.
-Será preciso operar? Pergunta.
.
A resposta:
-Depende do senhor, do tipo de vida que deseja levar. Se não operar, terá que conviver em todo o seu tempo com esse caroço, uma cinta ortopédica permanentemente para evitar um possível estrangulamento da hérnia de sérias consequências, limitar ou, mais ainda, cortar qualquer exercício físico. .
.
Operando, em aproximadamente três meses restará apenas uma pequena cicatriz e o senhor voltará a ter pleno uso de seu corpo.
.
Leandro gostou da alternativa proposta, ali mesmo decidiu-se pela cirurgia.
.
A operação foi bem sucedida e durou cerca de três horas.
.
À época a redução de uma hérnia inguinal era como se diz, realizada a céu aberto.
.
Dez anos mais tarde, o engenheiro notou o sintoma de uma hérnia inguinal do lado direito.
.
Já com experiência voltou ao consultório da Dra Jaci. Foi examinado e marcou o novo procedimento. Desta vez efetuado por laparoscopia, em menos de uma hora deixando minúsculos orifícios logo cicatrizados.
.
Perdera de vez a resistência e a timidez.
Autor: Munir Alzuguir
E-Mail: alzumunir@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário