terça-feira, 16 de março de 2010

ARTIGO DE MARIA LUCIA V. BARBOSA

"AS ENTRANHAS TOTALITÁRIAS DO PT"


O que pretende o PT? A quem interessa o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) gerado pela obsessão autoritária do secretário de Direitos Humanos Paulo Vannuchi, parido pela Casa Civil comandada pela candidata Dilma Rousseff e, o que é mais grave, transformado em decreto assinado pelo presidente da República Lula da Silva?
.
Não é estranho que em plena campanha da candidata do presidente, o governo petista com anuência de seu escalão mais alto onde se incluiu o ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, resolva a afrontar as Forças Armadas, a Igreja, os produtores rurais, a imprensa, e o Poder Judiciário? Afinal, voltou-se à carga para censurar a mídia, acabar com a propriedade, incitar ódios de cunho revanchista,... Um figurino para Stalin não por defeito.
.
Seria esse arremedo de Constituição, à lá Chávez, uma satisfação dada à esquerda para que seja esquecido o desagradável fato de seu governo estar sendo o mais corrupto de toda nossa história? Governo de um partido que copiou tudo o que antes duramente criticava, que cuspiu na ética que dizia ser o único a possuir, que transformou a ideologia que simulava ostentar em ganância de poder pelo poder.
.
Pode ser que o decreto que o presidente diz ter assinado sem ler – o que se for verdade demonstra incompetência, irresponsabilidade e incapacidade para governar o país – seja uma demonstração de força. É como se a cúpula petista dissesse:
.
“Estamos pouco nos lixando para a repercussão negativa na constituição que nos sustentará no poder junto com Dilma Rousseff. Parabéns, para nós, que finalmente dominamos a arte da propaganda enganosa e que conquistamos todos os espaços no Estado. O Estado é nosso e nós o fortaleceremos cada vez mais. Não podemos perder o que conquistamos".
.
Ou será que a celeuma gerada pelo decreto a partir da revogação da Lei da Anistia não pretende desviar atenção de fatos mais preocupantes ou comprometedores para o governo?
.
Em todo caso, o PT é muito ardiloso. A capa que veste o PNDH-3 tem título cativante: "direitos humanos".
.
Esses direitos pareciam se restringir à punição a militares, como quer Paulo Vannuchi que propõe a revogação da Lei da Anistia. Só que o secretário de Direitos humanos não levou em conta que anistia quer dizer perdão, esquecimento para dois lados. Logo, alguns militares retrucaram dizendo que não só tortura, mas terrorismo também é crime hediondo, e que tem muitos terroristas no governo atual, incluindo a candidata do presidente.
.
Acesa a discussão sobre o tema foram, furtivamente, apresentadas num calhamaço de 92 páginas, as reais e profusas “leis” que Vannuchi diz ter colhido em congressos realizados pela sociedade civil e que, portanto, dessa, expressam a vontade.
.
Que sociedade civil seria essa que não incluiu a imprensa, a Igreja, os produtores rurais, o Judiciário, os partidos políticos, as FFAA? Estaríamos diante dos “direitos dos manos”? Das massas de manobras das “democracias diretas”? Não seriam os “conselhos de direitos humanos” os sovietes do PT? Entretanto, o “poder dos sovietes” da Rússia de outubro de 1917, transformou-se, rapidamente, no poder do Partido Bolchevique sobre os sovietes.
.
O PNDH-3 que escancarou as entranhas totalitárias do PT, quis mostrar que Lula foi só a preparação menchevique para a segunda fase bolchevique com Dilma Rousseff. Só falta Vannuchi propor a destruição do Cristo Redentor para colocar em seu lugar, abençoando o Rio de Janeiro, uma monumental estátua de Che Guevara. No mais, serão abolidas todas as liberdades, incluindo a de pensamento. Esse filme de terror já foi visto pelo mundo.
.
E enquanto Vannuchi se preocupa em acabar com a Lei da Anistia, Celso Amorim oferece a mão do governo brasileiro ao Hamas, organização terrorista que não está nem aí para direitos humanos. Aliás, Lula continua "in love" com Ahmadinejad e, provavelmente, continuará a gracejar comparando os que morrem nas ruas do Irã ao se oporem às eleições fraudadas pelo déspota que nega o holocausto, às brigas de torcidas de futebol.
.
O PT mostrou suas entranhas totalitárias, consciente que pode fazer sucesso.
.
Haverá um recuo tático e depois se volta à carga.
.
Petistas conhecem bem o que afirmou Tzvetan Todorov: “O totalitarismo é uma máquina de tremenda eficácia".
.
A ideologia comunista propõe a imagem de uma sociedade melhor e nos incita a desejá-la: não faz parte da identidade humana o desejo de transformar o mundo em nome de um ideal? (...)
.
Além do mais, a sociedade comunista priva o indivíduo de suas responsabilidades: são sempre "eles" quem decidem. Ora, como a responsabilidade é, frequentemente, um fardo pesado a ser carregado (...)
.
A atração pelo sistema totalitário, experimentado inconscientemente por numerosos indivíduos, provém de um certo medo da liberdade e da responsabilidade – o que explica a popularidade de todos os regimes autoritários”.
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário