sexta-feira, 12 de março de 2010

TEMPERATURAS DAS SAUNAS

Caros Companheiros:
Dei entrada hoje na secretaria do DECN, endereçado ao Comodoro, um trabalho sobre as temperaturas das saunas. Esse trabalho foi idealizado por mim e o Jovine, visando encontrar uma temperatura ideal na qual possamos sentir prazer ao tomar nosso banho de sauna. Como sauna é também kultura penso que vocês devem tomar conhecimento do que está acontecendo nos bastidores.Resta agora executá-lo, logicamente com a permissão do Clube Naval.
Abraços a todos,
Ledo

*************************
Em primeiro lugar gostaria de dizer que nosso objetivo é cooperar com os administradores do DECN de modo a tornar os banhos de sauna uma coisa agradável e prazerosa. Assim retorno ao assunto, uma vez que até a presente data não me foi dado conhecer se foi tomada uma decisão sobre a questão das temperaturas das saunas.
.
Somente para fundamentar nosso estudo, segue abaixo uma cópia da literatura sobre o assunto saunaterapia, produzida pela empresa Nauglasmar, constante de seu site.
http://www.nauglasmarpiscinas.com.br/banho_sauna.htm.
.
Saunaterapia
A sauna desintoxica o organismo livrando o sangue, a pele e o cérebro dos sais, gorduras e toxinas. Essas toxinas são eliminadas através das fezes, da urina e do suor, por isso a sauna não deveria ser apenas um privilégio de poucos, mas sim necessidade prioritária para todos. Também descarrega a eletricidade do corpo e relaxa os músculos e o sistema nervoso, eliminando dores musculares e as calorias em excesso, sem esforço físico. Em repouso absoluto, a temperatura corporal subirá, a pulsação será acelerada aproximadamente em 90 (noventa) batimentos por minuto e teremos uma super circulação em todos os vasos do cérebro, nas artérias do coração, nas coronárias e na pele, promovendo a transpiração e estimulando as glândulas endócrinas do corpo, tireóide, pâncreas, supra-renais, glândulas sexuais e o fígado.
.
A sauna é indicada por médicos em casos de alergias da pele, dos pulmões, bronquites, sinusites, gripes, rinite, estresse, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental, alcoolismo, tabagismo e drogas.
.
O banho de sauna é uma das razões da longevidade dos europeus que o fazem com rotina e simplicidade. É a decisão de bom senso e status que traz saúde.
.
Não há limite de idade para o banho de sauna. Crianças, adultos ou mesmo pessoas idosas podem desfrutar desta terapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem seu médico para que o mesmo determine como tomar seu banho de sauna.
.
Algumas pessoas ficam preocupadas com o fato de tomarem banho frio após o banho de sauna. Desde que esteja com perfeita saúde, não há problema algum, muito pelo contrário, é extremamente benéfico. Após um banho de sauna, nosso organismo fica preparado para resistir a temperaturas bem abaixo de zero grau. A duração da ducha fria deverá ser de 30 segundos aproximadamente (máx. 2 minutos), tempo necessário para ativar a circulação sem resfriar o corpo, o que o tornaria vulnerável a resfriados, gripes, reumatismo, etc.
.
A sauna, mais do que um banho, é hábito de higiene profunda que dá o equilíbrio entre o corpo e a mente. Quem vai à sauna quer refrescar o espírito através do relaxamento e obter limpeza tanto corporal quanto espiritual.
.
Como utilizar corretamente a sauna
.
1 - Comece com um bom banho de chuveiro, esfregue todo o seu corpo, de preferência com bucha vegetal.
.
2 - Quando a temperatura interna do recinto estiver ideal (Vapor: 15ºC / Seca: 35ºC acima da temperatura ambiente), entre no ambiente levando consigo uma toalha ou assento próprio para cobrir a bancada. É muito mais higiênico. A temperatura para sauna a vapor é de 40 a 50ºC, e o ideal de 40 a 45º C. Para sauna seca a temperatura é de 60 a 80ºC, e o ideal de 60ºC.
.
3 - Procure relaxar no interior da sauna, sinta a transpiração fluir e de vez em quando respire fundo, principalmente no vapor, é ótimo para as vias respiratórias.
.
4 - Não existe um limite de tempo de permanência mínima ou máxima para a sauna, afinal cada indivíduo possui um organismo próprio, por isso o seu limite é você quem vai determinar. Quando o calor já o estiver incomodando, é hora de refrescar-se. Na sauna a vapor, você pode, sem deixar o ambiente, derramar um balde d'água fria sobre a cabeça. Na sauna seca, devido à madeira, não se deve inundar o ambiente, por isso tome uma ducha fora da sauna. Você pode também mergulhar numa piscina, rio ou lago, ou ainda, resfriar-se naturalmente relaxando fora do recinto, até mesmo ao relento. É importante que cada sessão de sauna seja seguida por um contraste (banho frio). Molhe primeiro os pulsos e a nuca e sempre mergulhe de pé p/evitar choque térmico.
.
5 - Na sauna a vapor, a aromatização do ambiente pode ser feita diretamente no vapor. Para isso, basta o acoplamento de dosadores de essência ou a adição de folhas. Já na sauna seca, isto deve ser feito na hora de adicionar água nas pedras, misturando sua essência preferida nessa água, ou colocando sobre as pedras os ramos de sua preferência. Os fornos de sauna seca devem ter um depósito de pedras (essas pedras são especiais, adequadas à estabilização do calor). Adiciona-se água sobre as pedras, com o intuito de manter a umidade relativa do ambiente, evitando-se, assim, o ressecamento das mucosas e das vias respiratórias.
.
6 - Quando estiver na sauna, se quiser, fustigue suavemente todo o seu corpo com um ramalhete de folhas de pimenteira (não confundir com folhas de pimenta ) ou bétula, embebido em água fria (use balde de madeira para molhar os ramos ), é ótimo para ativar a circulação sanguínea.
.
7 - É muito saudável e relaxante alternar várias vezes o banho frio com o banho de sauna, e você pode fazer quantas vezes quiser.
.

8 - Os degraus da sauna vão lhe dar opção de escolha da temperatura. Quanto mais alto mais quente.
.
9 - Os respiros da sauna seca têm a finalidade de ventilar o forno, oxigenar e distribuir o calor no ambiente. O respiro inferior, próximo ao forno, deve permanecer sempre aberto. Já o respiro superior você pode fechar, se preferir, porém, a cada 10 minutos ele deve ser aberto por alguns instantes para troca do oxigênio.
.
10 - Depois de banhar-se na sauna você precisará de um bom refresco, água, chá gelado, suco de frutas, vinho branco ou até mesmo uma cerveja, mas nada em excesso. Se quiser comer algo prefira saladas ou comidas leves.
.
11 - Banhe-se usando sabonete natural e cubra com tecido leve e também natural (algodão, linho ou juta ). Sente confortavelmente e relaxe tomando sua bebida, lendo ou ouvindo música. Vista-se após sua temperatura corporal ter voltado ao normal. Não esqueça que seus órgãos internos passam pelo mesmo processo de aquecimento, e seu resfriamento é mais lento, daí a razão desse repouso.
.
12 - Evite comer ou ingerir bebidas alcoólicas antes de seu banho de sauna.
.
13 - Pessoas com problemas cardíacos ou de pressão devem consultar seu médico para que o mesmo o oriente quanto aos seus limites na sauna.
.
14 - Tome no máximo 3 sessões de sauna por dia e 3 vezes por semana.
.
15 - Mantenha a sauna sempre limpa e ventilada.
.
16 - Use sua sauna não apenas como uma fonte de saúde e energia física, ela é ótima para a mente e para o espírito, aprenda a usufruir o máximo dela. É um ótimo local para reuniões de negócios com amigos e sua família.
.
Em face do exposto sugiro que se faça uma pesquisa, visando descobrir a temperatura ideal para nossas saunas, partindo-se dos dados das temperaturas acima mencionadas, no item 2, de 40 a 45ºC para sauna úmida e de 60ºC para a sauna seca.
.
Devemos considerar que as temperaturas mostradas no Led do termostato ou termômetro podem não corresponder a realidade, por não estarem esses aparelhos aferidos, o que não representaria um problema, uma vez que as temperaturas seriam escolhidas por 50 (cinqüenta) sócios habitués e para o atual estado desses mesmos aparelhos. Define-se como habitué o sócio cuja frequência à sauna é de, pelo menos, cinco vezes ao mês. Este é um tamanho de amostra, mais que, suficiente para a precisão desejada.
.
Os 50 frequentadores mais assíduos seriam extraídos, facilmente, em nosso CPD. Seria uma pesquisa simples conforme mostra o formulário em anexo, podendo ser aplicada pelo encarregado da sauna e que denominamos de: PESQUISA DA TEMPERATURA ÓTIMA PARA AS SAUNAS. Os dados da coleta seriam tabulados para se chegar a temperatura ótima. Após a conclusão divulgaríamos o resultado da pesquisa aos frequentadores das saunas e adotaríamos as temperaturas agradáveis encontradas como norma a ser cumprida pelos encarregados da sauna.
.
Esse trabalho tem ainda o aspecto de mostrar ao sócio que a diretoria está interessada na saúde dele e em resolver, tecnicamente, a questão. Esperamos que essa pesquisa solucione a questão das temperaturas das saunas, evitando-se as reclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário