quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ARTIGO DO AUGUSTO ACIOLI

AOS HERÓIS BRASILEIROS NA ANTÁRTICA
HOMENAGEM DA FEDERAÇÃO DE JUDÔ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FJERJ


.

Estimados Internautas praticantes de Judô,
Recebemos do amigo e companheiro de tatames, Comandante Hilton Mascarenhas um importante registro.

.

Comunicou que um dos heróis que lutaram até o fim de suas vidas tentando apagar o incêndio da Base Comandante Ferraz, no continente antártico, foi o então primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, valoroso atleta de competições de judô, civis e militares. 1
Ele, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo, da Bahia, que também faleceu e o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, do Rio de Janeiro, que sofreu queimaduras nos braços e na mão, precisando ser internado em um hospital, no Chile, com a coragem própria dos heróis tentaram impedir que a vida dos 47 demais colegas que se encontravam em área próxima ao local do sinistro corresse risco maior, bem como salvar um patrimônio material e científico desenvolvido, ao longo de décadas, naquela vastidão gelada e estratégica.
.

Ambos encontraram a morte na derradeira tentativa de evitar a que a propagação das chamas atingisse os tanques de óleo usados no gerador de energia.4Não pensaram em outra coisa senão Brasil: esta é a grande e única diferença que separa e qualifica os cidadãos de qualquer nação no exercício de uma função pública.

Roberto Lopes dos Santos foi um antigo membro da Família Judoca da Cidade de Nilópolis, Estado do Rio de Janeiro, tendo integrado a equipe de judô da Marinha do Brasil no período de 1993 a 2003. Pertenceu ao quadro de árbitros da FJERJ.



O Comandante Hilton Mascarenhas e o Professor Paulo Vicente lembraram haverem tido o prazer de desfrutarem de sua amizade e companhia em treinos, competições internas e externas, uniformizados com o quimono da Força Naval.

.

Outros judocas pertencentes à sua constelação de amigos, dentre os quais Fabio Barros, Francisco Arroio, Rubens Penido, Raimundo Faustino, Michelli Lenzi, Fábio Mancha que a ele, carinhosamente, tratavam como "Santinho" encaminharam a este escriba fotos e mensagens para serem divulgadas no universo internet, dentre elas: "Por mais que tentemos externar sentimentos, nunca será o suficiente. Nosso herói de kimono e farda realizou seu último sacrifício e ofereceu a vida no cumprimento do dever".
Todos que ali foram submetidos a tamanha prova de lealdade à terra onde nasceram, estudaram, formaram-se, constituíram família, e lá representavam 193.000.000 de outros concidadãos são merecedores de respeito e eterna gratidão.

O Judô do Estado do Rio de Janeiro pode orgulhar-se de haver tido entre os seus praticantes o valoroso judoca Roberto Lopes dos Santos um cidadão que permanecerá para sempre na mente de todos aqueles que praticam os ensinamentos originários de uma arte militar que evoluiu ao nível de um esporte olímpico.
Os restos mortais destes bravos militares chegaram à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 09h00, desta data. Pelo cerimonial de honras militares, a ambos concedidas, estiveram presentes o vice-presidente da República, Deputado Federal Michel Temer, e o Ministro da Defesa Embaixador Celso Amorim.
Por meio de portaria, o Comando da Marinha promoveu, a partir de hoje, dia 28/02/2012, o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos e o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo ao posto de segundo-tenente.


Cliquem no atalho, a seguir, e assistam ao vídeo apresentando a Base Antártica Comandante Ferraz.

O trabalho é musicado e foi escolhido para lembrar, com reverência e alegria, 02 (dois) brasileiros que não pensaram duas vezes em derramar o sangue em defesa do que entendemos denominar-se PÁTRIA.
http://youtu.be/1mVXbHcuMuY
Autor: Augusto Acioli de Oliveira
Judô Clube Juventude (1964-1971)
3º Dan diplomado pelo prof. Fuyuo Oide da Associação Lapa-Budokan em 25/05/1969


Nenhum comentário:

Postar um comentário