sábado, 14 de setembro de 2013

CONTOS DO MUNIR 014/2013



CARTAS PARA NICOLE 4 e 5
INTRODUÇÃO
Nicole escreveu a carta para o Psicanalista de Plantão.
A carta já foi recebida por algumas poucas pessoas e respondida.
Mais outras duas respostas seguem abaixo. Você poderá esperar até que a carta de Nicole seja lida e postar seu parecer.
Existem outras respostas que serão tornadas públicas em breve.
4-CARTA DE UMA DIVORCIADA 
. 
Nicole, 
. 
Li sua carta e confesso, me identifiquei com você em alguns aspectos. Meu nome é Leila, nasci e resido numa região pouco desenvolvida de nosso país. No entanto , isso não foi obstáculo para a minha educação formal. Sou professora universitária, com pós-graduação na USP (mestrado e doutorado), tenho filhos com mais de trinta anos e sou divorciada há 21 anos. Como você, aparento um ar de “felicidade” e de “carpe diem”. Apenas às pessoas mais próximas, deixo transparecer meus momentos de tristeza. Tive poucos e rápidos envolvimentos nesses 21 anos. Apesar de não aparentar, sou uma mulher muito romântica e não conseguiria levar adiante um relacionamento apenas sexual, sem o componente afetivo presente. Talvez por isso, hoje esteja só.
.
Nicole, você se pergunta se deveria ficar nesse relacionamento apenas por causa do sexo ser tão bom. Fala também que ele é uma pessoa de bons sentimentos, de boa índole e que suas desilusões a impedem  de um maior envolvimento emocional. 
.
Hoje passada a “euforia” do divórcio, após vivenciar a “liberdade”, você demonstra arrependimento dessa decisão, dizendo temer envelhecer só. Não sei detalhes dos motivos que a levaram a pedir o divórcio, nem há quanto tempo isso ocorreu. 
.
Na verdade, acho que você apenas deu um tempo! 
.
Suas inquietações e questionamentos aliados ao fato de seu ex-marido a socorrer nos seus momentos difíceis e de ter aceitado a separação por sua insistência, deixa a impressão que esse casamento na verdade não terminou. 
.
Caberá a você analisar o que é mais importante para você nessa fase de vida; independência, liberdade, sexo, segurança? Poderia haver em parte um resgate disso tudo em uma volta ao seu casamento, alimentado pelo companheirismo e pela maturidade? 
.
Pense nisso Nicole, converse com seu psicanalista e tome sua decisão sem medos.  Siga sua intuição e seu coração. 
Abraço, Leila
*****
5-CARTA DE UM DIVORCIADO
.
Nicole
.
Por não ser analista senti-me em uma zona de desconforto para te responder sobre um assunto, no qual penso muito, mas guardo para mim, as conclusões a que chego. Mas ontem, conversando com o Pedro, que também recebeu a tua carta, resolvi te responder:
.
Tua carta mostra uma mulher bem sucedida profissionalmente e financeiramente, mas extremamente carente emocionalmente (culpa da nossa sociedade que nos colocou como protetores e provedores de nossas parceiras, não importa o qual seja o estado civil).
.
Ficou claro também, que dependendo da dificuldade, é o ex-marido que é chamado para resolver o problema-que raio de amizade, pós-separação é esse? .
Só vou a ele quando preciso! Fora isso... me divirto com o parceiro atual.
.
Não acredito que a segunda relação “esposa” seja forte, mas sim simples companhia. Pergunto, isso é relação ou simples diversão?
.
Em minha opinião, lembro uma relação que bem conheço: Ele rico, ela rica, mas sempre dependendo da proteção dele, da qual, na verdade ela não necessita.    
Autor: Munir Alzuguir
E-Mail:alzumunir@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário