quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CONTOS DO MUNIR 016/2013



Nicole escreveu uma carta para o psiquiatra de Plantão.
A carta  já foi recebida por algumas poucas pessoas e respondida.
Abaixo a carta da Nicole, e carta de uma psicanalista da linha freudiana.

CARTA DA NICOLE AO PSICANALISTA DE PLANTÃO
.
Nasci no interior de um Estado, e, embora seja como dizem, uma “garota da roça”, tenho doutorado em Medicina, Administração de Empresas e em Economia. Atualmente sou Diretora Executiva de uma Companhia Multinacional de medicamentos, sócia proprietária em cinquenta por cento.Considero-me bem sucedida, sou financeiramente independente.
.
Sou uma mulher bonita e fisicamente atraente, embora já tenha filho com mais de trinta anos. Falo assim sem falsa modéstia, pois onde chego, atraio a atenção de homens e mulheres. Mais ainda, como não tenho preconceitos, e adoro poesia, arte e moda, conheço poetas, estilistas e arquitetos, alguns homossexuais que se sentem atraídos por mim e choram suas desditas amorosas no meu ombro.   
.
Mostro uma aparência de felicidade e de “carpe diem”, entretanto, às vezes sinto-me triste.
.
Atualmente estou divorciada, depois de passar um longo tempo por uma situação nebulosa,em convivência com meu ex-marido, médico, que também é meu sócio.
.
Recentemente me envolvi com um homem livre e mais experiente, que me parece ser uma pessoa de bons sentimentos. Minhas desilusões são um empecilho para que a ele me dedique da maneira que me solicita.
.
O sexo tem sido maravilhoso, sinto-me realizada, fico em dúvida se continuo nesse relacionamento apenas por isso. Tenho também por ele muita ternura e carinho e não desejaria magoá-lo nunca.
.
Sei que meu ex-marido ainda me deseja,ele é que me socorre nos meus momentos difíceis.Um arrependimento me envolve. O desejo de separação partiu de mim e só a minha insistência fez com que ele aceitasse o divórcio.
.
Penso que escolhi o caminho da minha independência ao tempo em que a situação assim exigia. Hoje temo envelhecer só.
Meu nome é Nicole.
.
CARTA DE UMA PSICANALISTA DA LINHA FREUDIANA
(a Psicanalista só concordou em escrever, em razão dos laços de amizade com o autor, e faz a ressalva de que para uma análise mais profunda, seria necessário que Nicole frequentasse seções de terapia com ela, ou com outro analista )
.
Nicole,
.
Lendo a sua história imediatamente me veio à memória, numa cadeia associativa, uma bela poesia de Cecília Meireles: “Ou isto ou aquilo”.
.
Ou Isto ou Aquilo
Cecília Meireles
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

A pergunta é simples, de todo ser humano. A resposta, porém, nem tanto. Conviver com a dúvida, a falta, é tarefa para a vida toda e penso que não são muitos os que conseguem sustenta-las bem.
.
A gente vai se perguntando, desistindo de perguntar, de ouvir, de se ouvir, lutando, caindo, driblando, mascarando, protegendo e postergando. Mas há momentos que a vida nos cobra o acerto de contas: “ou isto ou aquilo”.
.
Num exercício de imaginação, fico a pensar nas inúmeras e incontáveis vezes que você fez isso e aquilo, foi isso e aquilo para ter isso e aquilo para conquistar sua tão sonhada independência como todas nós mulheres na era da revolução feminina.
.
Hoje temos que responder e corresponder ao que maridos, amantes, amigos, filhos, chefes, sociedade (e não sei quantos mais) que estão a exigir de nós. Pior ainda, o que nós mesmas passamos a nos exigir e cobrar.
.
Pelo pouco que pude escutar e compreender, você na sua extensa e bem sucedida trajetória foi dando conta de tudo com tal eficiência ebrilhantismo que acabou por acreditar que é possível isto e aquilo. Ainda que, com certa dose de desconfiança: “mostro uma aparência de felicidade”.
.
O que é felicidade para você Nicole?
.
Novamente a encruzilhada: com este ou aquele?
.
O que dizer a você quando de antemão sabemos que qualquer resposta não irá responder à sua dúvida, à sua pergunta.
.
A caminhada interna nos obriga a andar um pouco no escuro. Nesses momentos as vozes, os sinais que vem de lá são preciosos. Podem nos salvar. E também conselho de avó: paciência quando precisar voltar atrás, tolerância nas dúvidas e quedas, e discernimento para distinguir os atalhos necessários das pistas falsas e escorregadias.
.
Em tempo: acho que está é a maneira mais simples e verdadeira de me apresentar a você: sou “uma menina da roça”. Apesar de muitos e muitos anos viver nesta maravilhosa (nem sempre) cidade do Rio de Janeiro.
.
Nasci e cresci ouvindo histórias. Com elas eu me encantava, sofria, amedrontava, fantasiava e me alegrava. Acredito nas histórias infantis.
.
Boa Sorte,
.
Marta
Autor: Munir Alzuguir
E-Mail: alzumunir@gmail.com
...CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário