sábado, 22 de novembro de 2014

CONTOS DO MUNIR 020/2014



A MULHER SOLITÁRIA 1 
(Pobre)
.
Luiz estava com seu cachorro em um banco na pracinha do final do Leblon. Manhã de sol, pouco vento, dez horas, Luiz e seu cão Zug gozavam as delicias do vento leste que vinha do Arpoador. O Zózimo imóvel, em pé ao lado de sua máquina de escrever portátil, contemplava as pedras daquela ponta, onde, a quatro quilômetros, se sentava também em um banco de madeira seu colega Millor.
.
Luiz tirou a camisa, queria aproveitar o calor e os raios solares que catalisavam e fixavam o cálcio e a vitamina D que tomara no pequeno almoço.
.
Zug, um Cavalier King Charles de pelagem branca e castanha, já cansado de brincar, dormitava aos seus pés.
.
A mulher vestia um camisolão escuro de listas brancas horizontais, devia já estar passando dos quarenta, parecia ter saído da cama e esquecido de tirar o pijama, havia enrolado a parte debaixo que se soltara, e agora as calças brancas apareciam. O par de sandálias havaianas de cores diferentes completava sua figura esdrúxula.
.
Sentou-se ao lado de Luiz, morena quase escura, rosto, porte e vestes denunciavam sua origem humilde. Passou o braço no encosto do banco, sua mão quase tocava o ombro do dono do cachorrinho. Dava para sentir o cheiro de alho e cebola. Perguntou se ele era bonzinho, diante da resposta afirmativa começou a brincar com ele.
.
-Eu queria tanto ter um animalzinho para me fazer companhia, sou muito sozinha, moro no Vidigal, minha madrinha e minha tia moram aqui no Leblon. Tenho um menino, vim trazê-lo para a escola, agora vou voltar para casa e ficar eu e minhas panelas. – disse.
.
...e continuou:
-O senhor não deve ser sozinho não. Deve ter sua esposa. A mão dela, cada vez mais perto de Luiz. Deus me livre! Não quero tirar o homem de ninguém. É muito feio! Não tive nem tempo de me arrumar, estava atrasada!
Luiz teve receio de dizer que era viúvo!
.
- Desculpe, estou com vontade de urinar. Não posso fazer xixi nas calças não!  Vou fazer lá na água, e depois eu volto.
Desceu pelas pedras e foi caminhando em direção ao mar. As ondas estavam batendo, banhistas pegavam ondas em suas pranchas.
.
A mulher entrou mar adentro até a cintura. Uma onda mais forte a derrubou, não conseguindo levantar-se começou a perder o folego.
.
Os surfistas perceberam e vieram em seu socorro, levando-a para a praia.
Luiz levantou-se, voltando para casa, Zug, olhando para trás, puxava-o para ficar.
.
A dona encharcada, ao vê-los indo embora, ainda gritou:
.
- Amanhã eu volto mais bonita!
Autor: Munir Alzuguir
E-Mail: alzumunir@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário