sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CONTOS e POESIAS de JOSÉ CARLOS FILIZOLA 004/2014



NÃO QUERO DAR TRABALHO


Prefiro ser cremado, não quero dar trabalho. Já assinei a papelada toda, você sabia que tem que deixar tudo registrado em cartório?  Sim, sei que ninguém escolhe hora e local, mas se der, quero ser cremado.
.
As cinzas, se possível, jogue lá no Arpoador. Qualquer lugar da pedra, desde que o vento leve para o mar. Acho que com sudoeste não dá... Sei lá, o Paulo entende de vento, quem sabe ele dá uma dica. Tem um que eles chamam de lestada deve dar. E o nome é legal: lestada. Você vai poder dizer: abri a urna, esperei uma lestada, fiz um largo movimento com os braços e as cinzas perderam-se no mar... Imagina isso dito numa sala ampla, você com aquela roupa esvoaçante vermelha e bem teatral. Sucesso de bilheteria e crítica com certeza!!!
.
Mas não quero dar trabalho. Caso não seja possível no Arpoador, pode ser na Gruta da Imprensa. Tem uma plataforminha ali que a turma fica pescando que é bem legal. O mar ali faz um refluxo, li uma vez que é um fenômeno único no mundo. É, ali é ruim para estacionar concordo. Sei, o cheiro lá embaixo também é de matar, já fotografei ali, mijo e peixe irgh!!! Olha, naquele penhasco que tem antes de Grumari também é bom. Tem pouco transito, é descampado e não tem cheiro ruim.
.
Você abre a urna, faz aquele movimento largo com os braços, tipo um “backhand”, que é pra espalhar bem e voar bonito. Que que é “backhand”? Vê um jogo do Guga, você vai entender logo, dá uma treinada antes com a urna fechada. Ah, depois joga fora a urna também. Senão tua mãe acaba guardando tomada dupla e chave velha lá dentro.
.
Já falei que não quero dar trabalho, mas prefiro que isso seja em agosto. Não, claro que não, a cremação é aleatória, mas o espalhamento das cinzas tem que ser em agosto. Se possível num dia bem cinzento. É, eu não vou ter mais pressa alguma, isso é verdade.
.
Espera o tempo que você quiser, só guarda em lugar seco, senão a cinza empedra e o bonito é ela voar bem soltinha e leve. Lembra das Pontes de Madison, não tinha vento, não ficou legal, parecia adubo...
Outra coisa, você sabe que sou detalhista e previdente, por isso dou tão pouco trabalho para os outros. Guarda num armário seguro. Cuidado para não ficar num lugar exposto. Acaba alguém esbarrando, cai no chão, a faxineira aspira e vou acabar no Lixão. Ou as crianças descobrem o pote e começam brincar de carregar areia no caminhãozinho...
.
Como sou uma pessoa prática e odeio incomodar os outros, devo deixar outra opção. Pode espalhar no campo. Mas ai tem que ser lá no Porto. Ainda vou te dar duas opções, as duas lá nas Andorinhas. Não, lá onde o Zé enterrou o cachorro não. Lá nas corujas. O Gil sabe onde é. Ali tem um desnível bem forte e acho que vai voar bonito, não esquece que tem que ter vento. Vê lá com os meninos que mês é melhor, o Costa deve saber por causa do ultraleve. Não, ai não precisa ser em agosto. Já falei que não quero te dar trabalho. Ah, antes pergunta ao Raul se não vai prejudicar os cavalos !!!
A última opção é lá no Porto Velho, sei que lá não tem um bom desnível e não vai voar bonito. Não faz mal enterra num canto qualquer do lado do Rio Iguaçu e pronto. Não, lá não precisa licença na Prefeitura, é tudo da Dedi. É sim, cemitério e tudo. Depois a Silvia é amiga do prefeito, só não foi vice por que não quis.
.
É, enterrando não vai dar para você teatralizar de roupa vermelha. Não faz mal, enrola um “foulard” preto deixa esvoaçar no vento, fica embaixo do cedro grande e pede pro Ge tirar uma foto legal. Tipo a Scarlet do “Vento Levou”. Mamãe vai achar o máximo.
.
Ah tem só mais uma coisa, sem querer ser chato, não despacha como bagagem desacompanhada, me leva na cabine, tá bom??? 
Rio de Janeiro 28 de setembro de 2001

José Carlos Filizola
E-Mail: jcfili@hotmail.com

Um comentário:

  1. marcotulio@ig.com.br (Marco Túlio Carneirinho)-- VASCO!!!
    Te procurei mas não dava mais tempo. Dia horrível. Depois falamos. Ainda tentei falar com teu irmaõ da Cerne. 22 9 8741 2616 ou 22 2627 1164.

    ResponderExcluir