sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CAVUCA CONTA COMO FOI SABOREAR UM "CARNEIRO NO BURACO"

A estória do meu final de semana foi a seguinte:
- Fui convidado pelo sogro de minha filha para um "Carneiro no buraco",na Fazenda da Batalha , em Cantagalo.Trata-se de um evento anual, nessa cidade fluminense, que vem sendo realizado nos últimos 5 anos.Os detalhes do preparo do Carneiro no buraco, relatarei no final.

Chegamos à tardinha ( fui de carona no carro de meu genro , com ele e minha filha ). Levamos 3:00 hs de viagem, passando por Nova Friburgo.Às 17:30 hs , já em Cantagalo, em frente à Pousada, encontramos os amigos que já estavam tomando umas cervejas e se deliciando com nacos de torresmos. Entramos na "festa", no botequim do seu Pereira.

A Pousada era bem modesta, mas como iria ser usada sòmente para dormir, dava para o gasto. Meu quarto mal dava para uma pequena cama de solteiro, com um banheirinho com um vaso sanitário, um chuveiro elétrico em cima do vaso , e uma pequena pia. Melhor do que dormir em barraca de camping ! De qualquer forma, para usar o banheiro, para qual fosse o uso, escovar dentes, tomar banho, etc..., exigia uma boa noção de contorcionismo. Depois de usá-lo, fiquei habilitado a entrar para o "Cirque du Soleil".

Às 19:15 hs passou uma Van , previamente contratada, para nos levar para a Fazenda. Alegria total ! Éramos 10 pessoas ( 4 casais e dois "solteiros" ). Chegando à Fazenda, o forró já estava bombando . Um pátio grande ao lado da Séde da fazenda : uma construção de 2 andares , dos tempos de ouro do café. Um palco alto onde DJ's se apresentavam, mesinhas de ferro ( dessas de botequim ), com capacidade para abrigar umas 200 pessoas, barraquinhas com comidinhas, bebidas ( todas as batidas de frutas imagináveis ), e o que não poderia faltar : cerveja muito gelada, servida por solícitos garçons. Não parei de beber das 19:30 hs até voltar da festa , às 2:00 hs . Tudo isto, por módicos R$45,00 .Nas barraquinhas, serviam salsichão, caldo verde, Vaca atolada, pernil de porco com torresmos ,mini pizzas e caldinho de feijão. Uma verdadeira orgia gastronômica !!! Afinal, iriamos esperar que o Carneiro fosse servido às 24:30 hs. Então,........vamos que vamos !

A noite estava linda. Um sereninho batendo na careca, mas ainda bem que levei uma toca de lã. E tome cerveja ! E coma-se comidinhas ! Lá pelas tantas, pintou um grupo da Escola de Samba Viradouro, contratado para o evento. Alguns crioulos animados e muuuuiiitas crioulas seminuas - ÓÓTIMAS , que animaram mais ainda a festa.


Bem...........agora o detalhe do artista principal : o Carneiro. Já convenientemente cortado em pequenos pedaços, temperado com cebola, alho, salsinha, sal e colocados em um panelão de aproximadamente 1,00 m de diametro, com batatas, cenouras, e outros legumes menos votados. Nunca tinha visto nada igual.
Obs.: foram preparados dois panelões. Detalhes, nas fotos que tirei com o telefone celular. Pena que não levei máquina fotográfica. Em tempo, quando chegamos, às 19:30 hs, um panelão já estava no buraco cozinhando.




DETALHE : são dois buracos de 1,50 x 2,00 m , com
aprox. 1,80m de profundidade, revestidos de tijolos refratários. No fundo, um belo braseiro de lenha, onde o panelão é depositado , usando-se hastes de aço. Depois, os buracos são cobertos por chapas de ferro, e cobertos por terra. E aí , permanece de 5 a 6 horas cozinhando. Uma delícia !! De volta à Pousada, para um reparador sono, sem antes abater dois pernilongos tamanho GG, que me esperavam famintos no quarto. Meus conhecimentos de guerra na selva foram usados com destreza : dois tapas na parede e fim de papo. Estavam sequinhos pelo meu sangue ! Se me mordessem, iriam ficar de porre. Caí na cama até as 9:00 hs.
E então ,.....................acabou a estória!!!!!
Abraços, Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário