sábado, 14 de novembro de 2009

CONTO DO MUNIR - 17

ASPIRANTES

Foi no tempo em que as licenças na Escola Naval eram concedidas somente aos sábados à tarde, após o almoço. Por isso qualquer saída no meio da semana era buscada por todos os meios: os legais e os ilegais. Havia um grupo que praticava remo no Piraquê, outro pertencia a um quadro literário da Maison de France, alguns aspirantes praticavam diversos esportes em diferentes clubes.

A maneira de sair seguia um costume: o oficial de pernoite, responsável pelos aspirantes, cumpria a sua rotina de trabalho na parte alta da ilha, local onde vivem os alunos. De lá ele interfonava para o outro oficial de serviço na parte baixa (o que cuidava da parte administrativa, horário de conduções, recebimento de gêneros e materiais, licenciamento de praças, cerimonial de autoridades etc.), informando sobre qualquer licença extra de aspirantes. Enviava também um comunicado assinado, com o timbre do Departamento Escolar.

Em uma determinada noite, o oficial de serviço na parte baixa recebeu uma ligação da parte alta da ilha, informando que um grupo de catorze estudantes iria ser licenciado para assistir à ópera no Teatro Municipal. Identificou-se como tenente Heitor e, como os aspirantes já estavam atrasados, solicitou a dispensa da relação e da papeleta. Pedia, ainda, que fosse providenciado o ônibus com alguma urgência, pois a turma já estava descendo a rampa do túnel que intercomunica as duas partes da ilha. Perguntava se a condução não poderia deixá-los na porta do teatro.

O tenente Eric, que estava de serviço, aguardou que os rapazes chegassem.

Os aspirantes, todos do último ano, impecavelmente fardados, fizeram alto em frente à Sala de Estado. O mais antigo deu “esquerda volver! ”. Apresentou o grupo com corretíssima saudação militar

O tenente Eric assumiu a formatura e deu a voz de comando: ATENÇÃO GRUPO!

“Direita volver!”.

A turma pensou que fosse subir para o ônibus. O tenente Eric deu nova ordem: “Meia-volta volver!”.

Em direção ao túnel. Marche!”.

Os meninos nem sequer reclamaram.

O tenente Heitor, companheiro do tenente Eric e colega de camarote do tempo de Escola, já no pátio, os aguardava com catorze papeletas* para justificativas e futuras audiências.

Só fez uma pergunta: qual deles tentou imitar sua voz ?

*Folha de participação de falta disciplinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário