terça-feira, 26 de julho de 2011

CONTO DO JOSÉ FRAJTAG-O RESTAURANTE (cap. 3 - Epílogo)

O RESTAURANTE

Capítulo 3-Epílogo.

- O que é sashimissesushis? - Perguntou Bliza.
.
- Eu ri um pouco, mas informei que são duas palavras e serão os únicos pratos de comida que não são daqui, e sim do Japão, mas caíram no gosto do Brasil inteiro: Os sashimis são feitos basicamente de finas fatias de peixes crus e os sushis são porções de arroz recheadas de peixes também crus.
.
- Argh! Que horror, peixe cru! Disse ela, o que me fez levá-la e ao Frider, o amigo para jantarem em um restaurante japonês e fiz com que eles provassem. Eles foram aos céus de tanto prazer.
.
Ela fez com a maior facilidade, que alguns peixes de Sfiga fossem fatiados mentalmente, e os “provou” e fez com que, pelo mesmo processo telepático eu também os “provasse”. Ambos concordamos que seria um sucesso! Eles aprenderam até a fazer o molho de soja e o de raiz forte, para temperar os peixes à japonesa. Aliás, teriam de ir ao Japão para adquirir a raiz forte wasabi e plantá-lo em seu planeta.
.
Uma coisa que me chamava atenção era que eles nada anotavam. Bliza me disse que tudo o que eu dizia era momentaneamente “arquivado” em suas mentes e depois transmitido direto a um pequeno equipamento à tiracolo do tamanho de um dos nossos celulares, já traduzido para a língua Sfigatzi.
.
Depois fomos visitar fazendas onde escolhemos animais de primeira linha. Estudamos o clima das várias regiões de Sfiga, e verificamos quais seriam adequados a cada vegetal ou animal da Terra. Compramos manuais de criação, sementes de grama e tudo o mais que era necessário. Dos bovinos e caprinos, eles extrairiam além da carne, obviamente o leite do qual teriam de aprender a fazer os laticínios. Só para isso, comprei uma enciclopédia para eles.
.
No dia seguinte, para terminar, levei Bliza e vários de seus amigos a uma churrascaria rodízio. Quase caíram da cadeira de tanto comer e também ficaram alucinados pelo pãozinho de queijo mineiro. Então consegui as receitas e um manual de fabricação do polvilho azedo, que é o componente principal do delicioso pãozinho e também do famoso biscoito, que é vendido nas praias. Ele seria obtido através da mandioca, cujas mudas eles já possuíam. Dela eles obteriam também a farofa, que fazia Bliza chorar de prazer ao comer. Nunca pensei que uma simples farofa, fizesse tanto sucesso.
.
Após dezenas de outras recomendações, ganhei uma bela recompensa em dinheiro, com o qual paguei todas as dívidas e ainda sobrou uma parte que me proporciona uma renda bem razoável.
.
Com os enormes conhecimentos que adquiri, certamente mudarei de profissão. Penso agora escrever livros de culinária, virar crítico de restaurantes ou o mais perfeito nutricionista que o mundo já viu.
.
A cada dia que volto ao “Carioca”, faço um enorme esforço para não por um Rei na barriga dos meus queridos Pedro e Patrícia, e aos sábados sinto saudades de Bliza, a bela Sfigatzi. @
Autor:José Frajtag
E-Mail: josefrajtag@ymail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário