terça-feira, 31 de agosto de 2010

CONTOS DO MUNIR 47

VIAGEM A TIKAL
Era uma vez um avião DC-3
Guatemala City - Base da Força Aérea.
Na pista de pouso um grupo de oficiais e mais alguns civis prestes a embarcar no DC-3 que taxiava.
Da turma de brasileiros: três militares da Marinha, quatro do Exercito, dois coronéis veteranos da Aeronáutica e dois Senadores.
O convite do Governo da Guatemala para visitar Tikal, antiga cidade Maia a pouco menos de uma hora de vôo, tinha sido feito à Diretoria do Instituto de Altos Estudos Americano.
O pessoal se encaminhava na direção da aeronave e os dois oficiais da Força Aérea Brasileira parados.
Conversa entre eles:
“Esse C-47 não é o Pinto Bravo?”
“Acho que não, o Pinto Bravo era mais moço!”
“É, ta mais pra Galo Velho!”
“É ele sim! Tá vendo aquela marquinha na ponta da asa direita? Fui eu que fiz quando era tenente e levava a turma do Projeto Rondon para a Amazônia.”
“Acho que alguém andou tirando penas da cauda dele e não fizeram o conserto direito, olha só como a porta trazeira está desalinhada, tem um espaço enorme para a fuselagem.”
“E ai, você vai?”
“Eu não, e você?”
“Também não.”
“O que é que a gente vai dizer?”
“Que comemos chicharrones no jantar e estamos meio desarranjados.”
E não embarcaram
Interior do avião
A turma acomodou-se nos bancos laterais de lona vermelha trançada, configuração interna para treinamento de paraquedistas. Um ar frio entrava pela fresta entre a porta e a fuselagem.
Um aeromoço militar distribuía um café quando um rebite enferrujado zuniu junto à cabeça de um dos senadores e rolou pelo piso. O taifeiro o pegou e tentou localizar de onde havia se soltado, não conseguindo, abriu a porta do toalete e para lá o atirou onde já existia um monte de porcas e parafusos.
Trepidando, pousamos. O piloto e o co-piloto e o outro tripulante desembarcaram correndo e desmontaram a carenagem dos motores cobrindo com estopa as velas dos cilindros.
Tikal
Estávamos em Tikal
“Cidade das vozes” encerra ruínas de um dos maiores centros urbanos da civilização maia. Seus templos de mais de setenta metros de altura encontram-se no topo de pirâmides e podem ser acessados por enormes escadarias. Restos de palácios reais, de residências e até mesmo os de uma antiga prisão podem ser identificados.
Três horas depois regressamos sãos e salvos a capital.


Cidade da Guatemala
Hotel “O Conquistador”

No salão de Convenções se desenvolvia a Reunião de Pediatras das Américas.
No jantar, algaravia de vozes masculinas e femininas tornava difícil o dialogo, mas a explicação dos aeronautas dava pra entender que eles ficaram desarranjados ao ver o antigo “Pinto Bravo.”
A confraternização entre o grupo da Reunião de Pediatras das Américas e do Instituto de Altos Estudos foi natural e espontânea.
Mais do que natural, com atração antropomórfica ferormônica e troca de fluidos entre uma bela pediatra morena, e certo oficial da Marinha.
No jantar do dia seguinte a moça contou para ele, que havia dito a sua colega de apartamento como fora seu relacionamento.
Comentário da amiga:
“Me empresta esse comandante”.
Autor: Munir Alzuguir
E-Mail:alzumunir@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário