sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CONTO DO JOSÉ FRAJTAG:O EFEITO JANELA capítulo 4 - Epílogo

O EFEITO JANELA

Capítulo 4-Epílogo

A sucessão de coincidências prosseguiu pelos dias seguintes. Breno me ligou uma semana depois, me dizendo que tinha dado tudo certo e que a pulseira dele funcionava perfeitamente.
.
Telefonei para o disque denúncia e falei que suspeitava que o morador do sexto andar, estava implicado no caso do “suicida fantasma”, pois isso explicava o desaparecimento dos invasores. A polícia veio, com um mandado de busca; após achar vários indícios no apartamento que o incriminavam, prendeu o morador como espião industrial. Conseguiram pegar de volta os dois cúmplices, que haviam sido soltos; pressionados contaram tudo o que sabiam, o que acabou confirmando a nossa versão do caso.
.
A polícia chegou finalmente ao ex-morador do décimo andar, Breno Mattus, que ao contar o resto da história, afinal acabou ganhando propaganda grátis sobre o seu equipamento de fuga. Ele, ainda bem, nada falou sobre a pulseira. A imprensa se desculpou comigo e ganhamos uma bela indenização por danos morais.
.
Em alguns meses comecei a ler notícias nos jornais sobre Breno, que havia criado uma empresa, a Mattus Empreendimentos, com ações na Bovespa, e que estava lançando seus produtos revolucionários. O fio salvador que ele havia transformado em um eficiente meio de escape de incêndio, vendia horrores. Nada li sobre as pulseiras “potencializadoras”, mas mesmo assim li que os lucros da empresa dele estavam excepcionais. Acho que ele resolveu manter a pulseira dele só para uso próprio e certamente conseguiu extrair algum valor dela. Com o dinheiro da indenização, comprei alguns milhares de ações da própria Mattus, que deram um bom retorno.
.
Notei, porém, com tristeza, que com o passar do tempo, os eventos foram começando a se espaçar, até que depois de dois anos, desapareceram completamente. Nem pude usar todo o poder que estava a minha disposição, pois contava que aquilo era para sempre. Não consegui inventar um modo de enriquecer à custa dela! Vocês sabem como é! A praia do Arpoador está ai em frente, mas você deixa para ir só amanhã, e um dia a praia fica sem areia e você não foi...
.
Falei com Breno e ele me afirmou que com ele sucedeu o mesmo. Ele percebeu o problema a tempo, o que evitou o seu lançamento prematuro no mercado.
.
Sua teoria é de que um ou mais dos componentes se oxidaram e o efeito se perdeu. Ele fez outras novas, mas elas também não funcionaram. Ele acha até que os produtos puros do seu laboratório se estragaram e ele tem de comprar lotes novos. São dezenas de compostos muito caros e como ele não sabe qual deles estragou, teria que comprar todos. O investimento é violento e ele ainda não sabe se é economicamente viável. Ele como eu, não conseguiu retorno financeiro algum, durante o período em que a pulseira funcionou. O crescimento da empresa dele, em nada se deveu ao fator pulseira e sim ao valor de seus outros produtos.
.
Fiquei desconfiado de que Breno estivesse mentindo, para somente ele usar a pulseira, porém vi nas semanas seguintes, que as ações da Mattus estavam desvalorizando muito; vendi rapidamente as minhas, antes que elas dessem prejuízo. Consegui sair com algum lucro.
.
Enfim! Seja o que for, nada é para sempre!@
Autor:José Frajtag
E-Mail: josefrajtag@ymail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário