sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CONTOS DO MUNIR - 8

TRIMAGEM SUPERSILENCIOSA

Antigamente os submarinos classe “T” adquiridos pelo Brasil em 1937 e construídos no estaleiro Odero-Terni Orlando La Spezia, Itália, dispunham, na proa e na popa, de pequenos tanques resistentes às pressões das águas profundas do mar, como o casco ao qual eram acoplados.
Os tanques serviam para compensar a inclinação longitudinal do submarino, o que era feito adicionando-se ou retirando-se água do tanque de vante ou de ré, ou então transferindo água de um para outro. Essa operação chamava-se trimagem. Normalmente realizada por bomba,tinha nível de ruído elevado. Em um ataque, quando o silêncio tornava-se primordial, a trimagem era feita, injetando-se ar comprimido no tanque pesado, empurrando-se aágua para o mais leve. Acontece que em um desses submarinos, (eram três: “Tupi”, “Timbira” e“Tamoio”), a coisa se passava um pouco diferente. Era quase que um segredo. Segredo compartilhado pelos oficiais e por um sargento motorista, que por isso não foi nunca transferido do “TAMOIO”, submarino detentor desse recurso em sigilo, ao qual se dava o nome de trimagem supersilenciosa.
O sargento motorista, descendente de italianos, chamava-se Carmelo:alto, forte de rosto avermelhado. Na hora da imersão, ficava junto ao oficial de serviço, no compartimento de manobra que se situava a meio do navio. Os tanques de proa e de popa, usados para trimagem, chamavam-se Trim à Vante e Trim à Ré; cada um comportava mil litros de água. Como estavam nas extremidades do navio qualquer alteração em seus pesos era imediatamente sentida. Havendo absoluta necessidade de se manter silêncio e tornando-se imperativa uma mudança de inclinação do submarino para modificação de sua profundidade, usava-se a trimagem supersilenciosa.
A trimagem supersilenciosa era feita pelo oficial de serviço que, no controle de águas durante o mergulho, determinava ao sargento Carmelo que se deslocasse para a proa ou para a popa conforme a necessidade. Subir; Carmelo para a popa, inclinação para cima. Descer; Carmelo para a proa, inclinação para baixo. E assim o “TAMOIO” fez sua fama como o mais eficiente e silencioso em seus ataques aos contratorpedeiros e outros navios.
Graças ao Carmelo e seus 115 quilos.

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