sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CONTOS DO MUNIR - 9

PERDAS E DANOS OU PREMONIÇÃO
Setembro de 2001

Estou perdido em Nova York. Entrei em um hotel com a mala na mão. Troquei de roupa, e saí a procura de meu grupo. Minha mulher também estava com eles. Não sei como me desgarrei. Íamos todos de mudança para outro hotel e depois visitar uma exposição. Liguei para a embaixada, era domingo, o funcionário que me atendeu, nada me ajudou, de nada sabia. Creio que não escutava o que eu lhe dizia e nem eu o compreendia
Vagando pelas ruas de Nova York fui parar em um museu onde acontecia uma exposição. Não vi ninguém parecido com as pessoas da minha turma. Percorri todos os andares, não encontrei nenhum conhecido.
Estou agora na sala onde existe uma réplica da nossa antepassada pré-histórica “Lucy”. Tento compreender angustiado o que ela fala olhando para mim.
Sento-me em um banquinho, pensando o que fazer.
No balcão de atendimento, uma senhora, com um rosto não muito diferente da “Lucy”. Pergunto se viu um grupo de brasileiros. Obtenho como resposta: que não, que havia uma programação, cancelada, de visita de brasileiros para dali a um mês. Mostrou-me a relação, que não tinha a ver com o meu pessoal.
Volto a me sentar. Um senhor, todo de preto, que identifiquei como português e com jeito de Toni Ramos, se aproxima de mim. Traz nas mãos um livro, também preto de capa dura, parecia um dicionário, o miolo soltando da capa dando a entender que tinha sido bastante manuseado. O título - “PERDAS E DANOS”.
Dentro do livro, fotografias esmaecidas de meus pais, da minha mulher e de todos do meu grupo.
Uma voz, vinda do livro, ecoava em meus ouvidos. Era uma voz conhecida, minha mulher me cutucava e dizia: você está roncando muito! Acorde! Eu já acabei de me pentear! Está na hora de pegar o ônibus para o aeroporto!
Desperto assustado e ao mesmo tempo aliviado e percebo que estou já pronto, sentado no sofá do quarto do hotel, a minha bagagem arrumada.
Não fiquei com muita vontade de viajar.

Tive medo de não poder depois contar esta história...

Um comentário:

  1. oi Munir!!

    que pena ter demorado tanto para visitar seu blog!
    estou me divertindo muitíssimo!!!
    obrigada e não pare nunca!!

    Drª Luciana Lima

    ResponderExcluir